19 julho 2017

Morando em Friburgo




Desde outubro do ano passado, comecei um novo capítulo na minha história. Larguei minha vida boêmia (cof cof) do Rio pra me aventurar na Serra do Rio de Janeiro com as crias. Há algum tempo eu tinha decidido que precisava de um recomeço. De preferência bem longe do barulho da cidade grande e dessa selva de concreto que a gente vivia.

 Eis que decobrirmos a Escola Waldorf em Friburgo. Um sonho de pedagogia! E a cereja do bolo: pública. Óbvio que não seria fácil de conseguir vaga...É muito concorrida! Mas resolvi dar um salto rumo ao desconhecido assim mesmo. Eu não tinha absolutamente NADA a perder. Encontramos uma casa muito próxima da escola e estamos na fila de espera. Mas por enquanto, ganhei um cartao postal toda vez que eu abro a janela. O canto dos passarinhos pela manhã e ao final do dia...um clima maravilhoso, muito mais segurança e liberdade pras crias, e o mais incrível de tudo: SILÊNCIO!

As pessoas aqui são tão educadas, que às vezes chega a ser chato hahahahaha Mas prefiro a chatice delas do que a falta de educação que a gente sentia na pele diariamente em Caxias (com música no ultimo volume, baile funk no meio da rua até 4 da manhã). Sinto falta evidentemente de algumas coisas. Tais como estar perto da minha família, ter o centro comercial pertinho de casa (10 min à pé) e o Sol. Puta merda!

Nunca pensei que eu fosse sentir falta do Sol, mas tô sentindo sim. Nos dias mais frios aqui no inverno, o termômetro chega bem perto de zero. Eu como boa carioca que sou, tô enfiada debaixo das cobertas e só saio quando é extremamente imprescindível. Porque a vontade é não sair pra nada mesmo u.u Mas a gente se vira com 3 cobertores, vários layers* de roupa, secador de cabelo pra esquentar o colchão e chazinho antes de dormir.

Num panorama geral, Friburgo é um sonho de lugar. Tem seus defeitos e limitações, claro. Como qualquer lugar. Mas dá pra rebolar e ter uma boa vivência aqui. Maaas, se você pretende vir morar pras bandas de cá, eu devo fazer algumas considerações que podem ser muito importantes;


1-Nova Friburgo é uma cidade EXTREMAMENTE tradicional e provinciana. Principalmente quando se trata de costumes e mentalidade. Eu tenho milhares de amigos gays e fora do padrão aqui. Mas a opinião é unânime. Todos sofrem com preconceito, e a maioria quer colocar o pé na estrada.

2- Transporte aqui é um saaaaco! Mesmo pra quem está acostumado com as condições precárias de transporte público urbano na cidade grande, vai ter um baquezinho aqui. No bairro que eu moro por exemplo (Cônego), os ônibus em teeeese, passam de 30 em 30 min. Mas quando atrasam, vc fica 1h no ponto de ônibus. E só tem 1 linha de ônibus dependendo da altura que você mora. Ah, sim! E custa uma baba! R$3,95 pra um trajeto de no máximo 10 min de percurso.

3- Simplesmente NÃO TEM roupa pra gordo aqui. Nem pra homem, nem pra mulher. Quando você garimpa MTOOOO, vc acha uma peça ou outra, e custa um rim.

4- A voltagem aqui é 220v. Eu me fodi. Todos os meus eletrodomésticos são 110v. Tive que adquirir um transformador pra geladeira e máquina de lavar. O microondas eu revezo quando uso. Uma foda.

Se por um lado rolou uma grande baque cultural e climático, por outro me encontrei. Encontrei sossego. Encontrei inspiração, novas possibilidades, e...um novo amor. O último amor. rs Numa cidade tão pequena, encontrei o amor da minha vida. Ficamos noivos hoje. Casamos no final do ano que vem se tudo correr como esperado hahahaha Então, no final das contas, eu to feliz sim. Feliz pra kct! Mudar é sempre bom. Recomendo u.u

Até a próxima, people!

16 comentários:

  1. Oi.
    Também mudei recentemente pra cidade com q família.
    Queria morar numa casa no conego e acabei num apartamento no centro. Rs
    Como não tenho carro isso facilita as coisas, mas ainda não estou 100% satisfeita.
    Assim como vc Tb senti a diferença nesta cidade. Morava em São Gonçalo a vida toda e a violência me tirou de lá.
    Vim em busca de sossego e qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não me adaptaria ao centro. Ia me sentir presa...pq é qse a mesma coisa que outros bairros do Rio. Oq vc ta achando até agora?

      Excluir
  2. Que bacana esse seu post Nina,gostei muito! E comentário da Bebê2009. Eu estou pesquisando essa cidade por ser uma possibilidade na vida da minha família! Também moro Em São Gonçalo e a violência esta me fazendo desejar muito um lugar pacífico para viver e criar meu guri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Muita gente que eu conheço aqui, veio de São Gonçalo, Rio de Janeiro e baixada fluminense em geral justamente por causa da violência. Aqui é tão tranquilo... inacreditável. No meu bairro eu nunca soube de nenhum tipo de assalto. É bem raro na cidade. Quando algo acontece, a cidade inteira fica sabendo.

      Mas tem q tomar cuidado com os oportunistas pq tem mta gente fdp se aproveitando da ingenuidade das pessoas tb. Eu levei 2 golpes em 2 anos. Fui boba... Mas é sempre bom ficar alerta.

      Não pagar NADA adiantado! De resto, é uma cidade ótima!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olaaa! Depende da área. Mas acho que sim. Eu sou autônoma. Então não sou muito parâmetro...rs

      Excluir
  4. Tb estou querendo fugir para aí... Dicas de bairros bons? Imobiliária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha...depende do teu objetivo. Os bairros mais afastados da confusão são melhores com carro. Mas todos tem onibus e agora uber tb. Eu moro no Cônego. Mas vc tem tb Cascatinha, Olaria (tem centro comercial), Braunes, Jardim Califórnia, Maria Teresa, Lumiar, Mury...

      Excluir
  5. Estou pensando na possibilidade de morar por aí.. sou estilista.. alguém sabe se tem algo assim por aí??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais indicação. Mas se você tem formação e portfolio, rola sim. Aqui é polo de moda intima. O melhor lugar pra fazer contatos é o Senais Espaço da Moda.

      Excluir
  6. Estou pesquisando também para notarmos aí! Preciso criar meus dois filhos adolescentes em cidade tranquila .Meus pais também estão querendo comprar casa em Nova Friburgo .Texto bom e também quem sabe encontro o amor da minha vida! Rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é ótimo pra criar filhos! Eu mudei pra cá por isso e te digo mais... encontrei o amor da minha vida aqui. Casamos esse ano em outubro! Vem sim! Você vai gostar!!

      Excluir
  7. Que bacana encontrar esse post! ALguém poderia informar o melhor bairro da região? Que seja próximo do comércio e não tão dependente do transporte público. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kalina! Você tem as Braunes. Que é bem pertinho do centro e tem uma imóveis bem legais. Eu particularmente prefiro ficar longe do barulho dos carros e a circulaçao de pessoas. Então vim pro Cônego. O Centro eu não recomendo pq é beeem caro e normalmente ruim.

      Excluir
  8. Olá! Queria saber que bairro vc recomenda pra quem pretende estudar na UFF, não vou ter carro então queria saber como funcionaria o transporte,e oq vc acha ruim no centro pra nao recomendar?

    ResponderExcluir

|||||| URBANO CHIC ||||||

Deixe seu comentário...ficarei feliz!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...